“O dia e a hora pertencem a DEUS”. “O futuro a DEUS pertence”. “Quando DEUS quiser”. “O tempo de DEUS é diferente do nosso”...
Já ouviu tais frases ou similares a essas?
Efetivamente, a maioria das pessoas as usa quando querem dizer que algo não depende delas ou de suas vontades. Mas, se jogamos a responsabilidade ou o tempo de cumprimento a DEUS, como saber quando se dará?
Vamos fazer uma pequena viagem por passagens da Bíblia, para trazer esse entendimento:
- O dilúvio durou 40 dias e 40 noites.
- Aos 40 anos Moisés feriu um homem egípcio e teve de fugir. 40 anos mais tarde foi conduzido a ir libertar seus povo da escravidão egípcia. Recolheu-se no monte por 40 dias e 40 noites. Peregrinou com o povo israelita pelo deserto por 40 anos.
- Elias, o profeta, esteve por 40 dias na montanha.
- Jesus, antes de iniciar seu ministério, jejuou por 40 dias e 40 noites. Após sua ressurreição, ele ficou 40 dias com seus discípulos.
Segundo a história islâmica, Maomé, ou Muhammad, aos 40 anos fez um retiro espiritual em que recebeu sua incumbência divina.
Bom, o objetivo de trazer esses relatos à pauta é tão somente para destacar o número 40. O número 40 há milhares de anos foi utilizado para indicar um tempo de expectativa ou o tempo de DEUS. Portanto, podemos afirmar que a maioria dos relatos acima, se não todos, não duraram exatamente 40 dias, noites ou anos. Na verdade, o número é mais simbólico do que literal. Ou seja, quando vemos “40”, devemos entender que foi o período necessário entendido por DEUS.
Isso mesmo: o período se finda quando ELE vê que nos mostramos prontos, aptos, firmes e resolutos. O tempo DELE se dá quando entendemos todos os fatores envolvidos, todas as verdades apresentadas, quando somos conduzidos a ir além. Em outras palavras, o tempo de DEUS depende muito mais de nós do que DELE. Podemos acelerar o processo, como podemos ser causadores de uma longa espera.
Depende de nós.
Que o SENHOR DO TEMPO seja contigo e em ti, hoje e em todos os teus dias!
Yedidyah