友達がいないとき

Quando amigos nos faltam


Uma coisa é fato: amigos não faltam. Amigos verdadeiros não nos falham, não se mostram ausentes.

O que estará se tratando nessas poucas linhas é outra coisa: por algum momento, talvez nesse momento, você olha à sua volta e não vê os mesmos amigos, os telefones já não são os mesmos, quem lhe era tão importante talvez tenha evitado falar contigo... Você olha fotos de não muito tempo e nelas vê amigos e/ou amigas que hoje já não convivem com você, pessoas que lhe eram tão importantes, pessoas com quem desfrutava momentos prazerosos, alegres, festivos e hoje não estão ao teu lado.

Alguns motivos podem ter levado a situações como as acima descritas: a morte poderia ser uma delas e talvez, a pior causa. Mas, falamos de pessoas que não passaram por isso. Poderia ser também porque tais amizades são da infância ou adolescência e o dia-a-dia, o seu crescimento, lhe levaram a caminhos que os distanciaram, o que é muito natural.

Só que nenhuma das alternativas acima se encaixa com o que está se tratando aqui. Talvez você diga: “esses amigos se foram porque não eram verdadeiramente meus amigos”, ou “essas pessoas já estavam me fazendo mal”, ou ainda “a gente já não batia mais as idéias”, ou quem sabe “DEUS as afastou de mim porque elas poderiam me prejudicar” ou em verdadeiro despeito talvez diga “eu não preciso delas”.

Mas, não eram essas pessoas importantes? Não era uma amizade realmente saudável? Não dividia com tais pessoas momentos tão bons, até inesquecíveis? E, de repente, elas já não valem mais nada?

Será que o verdadeiro problema não está em você? Será que não está vivendo um momento individualista, ou até egocentrista? Ou porque está vivendo um momento de implicância, de falta de empatia, de apenas querer receber atenção e não dá-la a quem precisa?

No fundo, será que tais pessoas não se afastaram de você, unicamente por tua causa?

É lógico que é mais fácil culpar os outros, apontar os outros, criticar os outros, julgá-los, enfim, mas quem sabe não deveria fazer isso consigo mesmo?

Cuidado para não isolar-se. Isso não é saudável. Corrija as diferenças, mostre humildade e reate as relações com quem lhe era importante.

Afinal, é verdade uma antiga frase: “Amigos são os parentes que escolhemos”.

 
Que o nosso AMIGO MAIOR seja contigo e em ti, hoje e em todos os teus dias!

Yedidyah
Share by: