どのような巨大なセクアイア

Quais sequoias-gigantes


A humanidade foi feita para ascender aos céus. Elevamo-nos ao alto em busca de DEUS. A verticalização do homem o coloca num patamar diferente e único da evolução. Essas e tantas outras frases espirituais apontam para nossa condição quais filhos(as) do ALTÍSSIMO, como Seres Evolutivos em busca de nossa elevação, da expansão, do processo de crescimento e evolução.

E, neste sentido, podemos fazer um paralelo às árvores que embora tenham suas raízes na terra, crescem em direção aos céus onde, em sua maioria, exibem uma linda copa que oferece sombra e refúgio a outras criaturas.

Dentre tais árvores, uma chama muito a atenção: a sequoia-gigante.

É um tipo de árvore que vive milhares de anos, atinge tamanhos incríveis (há registros de uma que atingiu mais de 700m de altura!) e tem algumas particularidades igualmente notáveis. Hoje, a maior é a General Sherman localizada na Serra de Nevada e que tem 84m de altura (o equivalente a um prédio de 27 andares) com 11m de diâmetro. Mas, vamos às suas particularidades e um paralelo com nossa evolução espiritual:

- suas raízes ficam em média há 01 metro, no máximo 02 metros do solo porém conseguem se manter em pé, crescerem e se fortalecerem graças ao entrelaçamento entre as suas raízes, num regime de forte cooperativismo.

Essa particularidade nos leva a várias reflexões. Entre elas está a simbologia da raiz. Ela se refere a nossa herança genética, nossa carga familiar e cultural, nossa educação acrescida dos sensos iniciais de ética e moral. Perceba que essas raízes não devem ser profundas. Devem apenas servir de base. Mas, o grande “x” é olhar para o lado, verificar em outros, características positivas, traços de personalidade, modo como conduz diversos temas e buscar trazer para si o melhor. Esse intercâmbio é altamente positivo. Faz-nos entender que o Ser Evolutivo é moldável, adaptável e flexível para obtenção do seu melhor Eu. Neste processo, a cooperação, a comunhão, o compartilhamento de uma mesma fé ou uma mesma intenção, são imprescindíveis. O “junto” deixa tudo mais fácil e, porque não, mais prazeroso. A troca salutar de experiências, de estágios de crescimento, de metas a serem buscadas etc., colabora para um ambiente produtivo e estimulante.

- são altamente resistentes a doenças e ataques de insetos, entre outras coisas, graças à sua casca que chega a 80cm de espessura.

A casca nos leva à armadura, algo que se nos envolve e impede a ação de seres externos e nocivos. É a capa que se nos colocamos, portanto, que refletimos de nosso DEUS. O cuidado, a atenção que damos ao Espiritual nos conduz a um aumento de imunidade, tornando-nos mais fortes e resistentes a quaisquer “ataques externos”. Uma armadura é pouco flexível. Na verdade, é muito mais rígida que flexível. Assim deve ser nosso Espiritual: temos de ser disciplinados. Encarar com seriedade. Não ficar tentando obter desculpas para atitudes que não sejam as que DEUS aprova. É preciso rigidez, rigor com nós mesmos para não cedermos à fragilidade da carne.

- muitas vezes são os incêndios que as fazem reproduzir, fazendo com que suas pinhas se abram e espalhem suas sementes.

Obviamente, o fogo não a atinge negativamente, destrutivamente, a sequoia-gigante por ela ser dotada da casca já citada de larga espessura e que nos remete também à sua resistência a ataques externos. Mas, o interessante que é sob o fogo que há a reprodução. Ou seja, é sob um ambiente desfavorável que ela espalha suas sementes. Isso nos leva a uma, entre tantas leituras, de que é nas horas de pressão, de aflição, de provação, de forte ataque externo em que nossas virtudes Espirituais devem ser reveladas. Que devemos espalhar um pouco ou muito daquilo que nos faz Viver, crescer, expandir, evoluir. Essas sementes espalhadas poderão ou não ser germinadas, mas certamente tocarão a outros e os farão repensar sua relação com DEUS.

Não obstante, não esqueçamos que não estamos sozinhos nessa caminhada. É o entrelaçar das raízes que as fazem fortes, ascenderem aos céus e se manterem vivas por centenas, milhares de anos. Busquemos, portanto, Seres Evolutivos que também comungam destes ideais e ascendamos aos céus quais Filhos(as) do ALTÍSSIMO.

 

Que nosso CRIADOR seja contigo e ainda mais em ti, hoje e em todos os teus dias!

Yedidyah
Share by: