Há milhares de anos, nos primórdios da humanidade, DEUS se fez conhecer de diferentes maneiras, todas em conformidade com a evolução do ser humano e sua capacidade de entender e interpretar o que lhe ocorria à sua volta. Desta forma, diferentes povos, culturas e religiões atribuíam a ELE um nome, ou uma forma de chamá-lo.
Contudo, em um dado momento da história, onde a evolução intelectual e espiritual se mostrou num nível bastante elevado, ELE se fez conhecer ao povo judeu por um nome composto de quatro consoantes (o hebraico antigo não possuía vogais) que são traduzidas ou latinizadas como YHWH, cuja pronúncia desconhecemos de uma forma geral, mas que consideraremos mais abaixo. Este nome, YHWH, se origina do verbo "ser", de modo que a tradução passa a ser "EU SOU" ou "O QUE VEM A SER", sendo a primeira a mais usual e também a mais profunda.
Deste modo, ELE ficou, por muitos, conhecido como O GRANDE EU SOU, nome este que denota uma grande verdade que abordaremos linhas abaixo.
Antes, porém, vale lembrar que este nome passou a cair em desuso pelo povo judeu. Eles passaram a tê-lo como "sagrado demais" para ser pronunciado. Sobre isso, existe uma vertente teológica que acredita que os líderes judaicos fizeram isso por saber o grande poder que este nome emanava e temiam que com isso, "perdessem" o controle e a dependência de seu povo ao sacerdócio e liderança judaicos. Assim, a pronúncia original se perdeu, uma vez que só se mantiveram os escritos, nos quais não possuíam as vogais. Entretanto, séculos depois, no intuito de manter esse nome "vivo", acrescentaram a ele vogais. O método mais tradicional e conhecido foi incluir vogais retiradas de outros nomes dados a ELE dentro do hebraico: o "a" de ADONAI (Soberano Senhor) e o "e" de ELOHIM (Deus Altíssimo). Assim, o que originalmente seria apenas YHWH ficou YaHWeH. Desta junção saíram nomes variados que são adotados por diferentes religiões e seitas: Yavé, Javé, Jeová, Yehova, Jehova, etc. Contudo, essa discussão teológica só tem afastado as pessoas da verdadeira importância: o significado deste nome e a influência dele em nossas vidas.
Independente de como é ou seria a pronúncia, atentemo-nos ao seu significado: EU SOU. Ao expressar esse nome, a humanidade deveria ser lembrada de que fora criada à SUA imagem e semelhança e isso os faria ser o reflexo DELE aqui na Terra. Ao dirigir-se a ELE e dizer: Ó GRANDE EU SOU...!" você está dizendo que ELE se faz em você e, você NELE. Se o intuito é acrescentar alguma vogal ao tetragrama YHWH, eu acrescentaria "a" de Adão e "e" de Eva com símbolo histórico-religioso da humanidade. Em outras palavras, o homem deve estar muito mais intrinsecamente ligado em DEUS e ELE no homem. Embora essa verdade há muito foi oculta, se faz necessário seu pleno entendimento. "Aquele que invocar o nome de DEUS será salvo!", diz o apóstolo cristão Paulo, que havia nascido e crescido dentro da cultura judaica. Ele sabia dessa verdade...
Talvez, o lugar onde nos reunimos, independente da denominação religiosa, não nos ensine ou dê a necessária ênfase a essa verdade primeira. Mas igualmente, independentemente da denominação religiosa, viva essa verdade divina. Creia: ELE se faz em você!
Que o GRANDE EU SOU seja contigo e ainda mais em ti, hoje e em todos os teus dias!
Yedidyah