Numerology

Numerologia


Os números são universais.

Diferentemente das letras e fonemas que variam de acordo com o idioma, os números possuem propriedades imutáveis e que se deslocam pelo Universo em um único entendimento e significado. 1 sempre será 1 em qualquer lugar, em qualquer ponto do Cosmos. Junto aos números, apenas dois outros “símbolos” são universais: as 07 notas musicais e as 07 cores do espectro visível (as cores presentes no arco-íris). Estas também não se modificam. São únicas. Mas e as demais cores e sons? – poderá perguntar. Todos os sons são derivados e representados pelas notas a nós conhecidas como dó-ré-mi-fá-sol-lá si, e todas as outras cores são relativas, pois a sensibilidade a elas dependerá da formação da retina para absorção do feixe de fótons proveniente delas. Mas, isso consideraremos posteriormente.

Os números, portanto, possuem mensagens e significados bastante preciosos. Mensagens e significados Divinos.

Há muito a humanidade, consciente ou inconscientemente, se utiliza dos números para traçar planos e ações. Para identificar um determinado momento. Para buscar significado das coisas. Para seu auto-conhecimento. E por aí vai...

Diante disso, diversas linhas de estudo dos números foram criadas. Dentre elas, as mais conhecidas são: a numerologia Caldéia, a Bíblica, a Pitagórica, a Cabalística, a Élfica, entre outras.

Números como o 07, o 12 e o 40, por exemplo, são citados dezenas e dezenas de vezes, por exemplo, na Bíblia em situações como as abaixo:

- 07 dias da Criação

- 07 cartas a 07 igrejas do Apocalipse

- 12 tribos de Israel

- 12 apóstolos

- 40 dias e 40 noites do Dilúvio

- 40 dias no deserto (tanto Moisés como Jesus)

Isso só para citar trechos bíblicos. Poderíamos acrescentar trechos de outros escritos sagrados também, mas utilizemos os acima apenas para exemplificação.

Entretanto, a maioria delas adota critérios limitados e regionalistas. Ou seja, são parcialmente corretos. Assim como a forma de desmembrar nomes e letras em números. Cada linha tem uma forma de trazer o número regente. Alguns somam primeiro as vogais, depois as consoantes. Outros, fazem somas entrelaçadas (por exemplo, utilizando o nome Adão, teríamos A+D, D+A, A+O). Outros somam de forma direta (A+D+A+O) e se a soma der um número superior a dois algarismos, somam-se esses algarismos até que sejam simplificados a apenas um. Mas, independente da metodologia, a maioria se utiliza da tabela abaixo para dar valor numérico às letras:
Mas, ao simplificar o valor numérico, os métodos atuais ignoram o mais antigo sistema de numerologia revelado há milhares e milhares de anos, inicialmente ao povo caldeu e posteriormente aprofundado e disseminado pelo povo judaico e que acaba por servir de base para todos os escritos sagrados. Neste sistema, as letras hebraicas possuem a seguinte correspondência numérica:
E a sua correspondência para o alfabeto ocidental seria:
Por convenção, inseriu-se ao hebraico a letra Phe que corresponde ao ocidental F no mesmo peso do Peh (P), ou seja, 80.

Mas, poderá dizer: “Ainda há algumas letras presentes em meu alfabeto que não estão na tabela acima!”.

Assim, para facilitar segue abaixo uma tabela completa tendo por base o alfabeto ocidental:
No entanto, algumas considerações precisam ser feitas:

- Veja que o valor numérico para o som de um “r” é um e para o som de dois “r” é outro. Portanto, o valor numérico para a letra “r” da palavra “Reino” é 8. Já para o “r” da palavra “Trono” é 200.

- O “w” originou e passou a corresponder a duas letras ocidentais: o “v” e o “u”. Portanto, passam a assumir o mesmo valor, a saber, o 6.

- Ainda sob o tópico acima, esperamos que o fanatismo religioso ou qualquer sinal fundamentalista não queira fazer alguma correspondência a qualquer “sinal da besta” ou o “666”.

- O “y” originou também o “j”, que passa a ter o mesmo valor.

- Originalmente não havia nenhuma correspondência ao “e”. De modo que, também por convenção, adotou-se o mesmo peso do”a” (Aleph) de valor numérico igual a 1. Pois o entendimento era que o “e” de Elohim é de igual valor ao “a” de Adonai. Como de fato o é.

- O nosso “x” é similar ao “Shin” ou “sh” de valor igual a 300. Portanto, se o nome for Sheila ou Charlene, deve-se considerar o “sh” ou o “ch” como uma letra só e que faz correspondência ao número 300.

- O nome Lúcio por exemplo, não pode ter o seu “c” correspondendo a 20. Afinal, o “c” tem som de “s” que equivale a 60. Ou o nome Neusa, não pode ter seu “s” associado a 60 e sim a 7, pois o “s” tem som de “z”.

- Para o nome Isaac, por exemplo, para efeito de estudo, deve-se buscar os números correspondentes a “i”, “z”, “a” e “c”. Afinal, a pronúncia é Izac. E não buscar o correspondente numérico para “i”, “s”, “a”, “a” e “c”.

- O “h” sempre que aparecer, ainda que seja uma letra considerada “muda”, deverá ser considerada. Esta é a letra de ligação, da continuidade, de interação, de complemento e que traz a inteireza.

- Outra coisa importante é a forma como irá interpretar o número que lhe vem. Por exemplo, utilizemos a palavra “veronismo” onde “v”=6, “e”=1, “r”=200, “o”=70, “n”50”, “i”=10, “s”=60, “m”=40 e “o”=70. Somando 6+1+200+70+50+10+60+40+70 = 507. O primeiro passo é desmembrar para os números, dentro da tabela acima, que permitem a construção deste resultante por aproximação. Exemplificando: o número mais próximo de 500 é o 400. Então deverá ser pego o significado do 400 inicialmente. Sobram 107. Então, o próximo número a ser extraído é o 100 para que seja buscado o significado do mesmo. Resta então o 7 que é o último número a se buscar o significado. Feito isso, some o seu entendimento desses números ao que podemos chamar de “Número Regente” que é a soma de 5+0+7=13. Mas, o 13 não consta na tabela. Então, antes de querer somar o 1+3 que dará 4 (que é o Número Regente) busque antes e insira ao seu estudo os números 10 e 3. Inicialmente pode parecer difícil, mas a prática te levará ao domínio.

- Ainda que este seja o formato e método mais correto, como dito no início deste escrito, as letras não possuem e não possuirão a mesma precisão dos números. Os números falam por si só. E estão ligados a fonemas e a letras. E ainda assim, a convenção não permite um entendimento preciso, pois embora o “f” possua um fonema bem diferente de “p” as letras, em hebraico são similares em sua composição. O mesmo se dá com o “i” ou “y” do “j”.

Portanto, apegue-se primariamente, aos números como os são ou como se mostram a você.

Perceba que todos nós, somos levados a nos atentar a um determinado número ou há um número que nos “persegue”. E esses números podem variar de acordo com o momento ou a fase em que estamos.

Agora, não é para sairmos por aí “coletando” tudo o que é número e tentar trazer para um significado pessoal. Para isso, é necessário sensibilidade.

Por exemplo, se toda vez que está em um elevador ele pára em determinado andar ainda que não tenha ninguém aguardando, pode ser um sinal de que deverá se atentar a esse número. Ou se costumeiramente, ao olhar para o relógio, você percebe que coincidentemente é sempre no mesmo horário, pode ser um indício de uma mensagem que está querendo lhe ser passada. Ou se, ao desligar uma ligação, seus olhos automaticamente levam ao tempo de duração. Tudo isso pode ser um indicativo. Mas, é importante frisar: isso é uma questão de sensibilidade espiritual que poderá ser adquirida ou polida com o tempo. Isso não pode gerar desequilíbrio. Porém, não custa ir exercitando.

E quanto ao significado dos números?

Antes de apresentar o significado deles, é com salientar que existe um significado para cada número que é imutável no Universo. É o que chamamos de significado Celestial ou Divino. Este serve para nos nortear em diversos aspectos, mas estão intimamente (veja que não exclusivamente) ligados à leitura sagrada. Portanto, toda vez que for ler um Escrito Sagrado, poderá fazer uso deste significado.

Alguns números são indivisíveis no significado Celestial. São eles: 11, 12, 18, 22, 24, 36, 71 e 88.

Porém, quando se tratar de uma busca pessoal, poderá utilizar o significado de Ligação. Ligação, pois se trata da ligação do homem a DEUS, na busca de sua evolução. Este está ligado ao também significado Espiritual que seria, por assim dizer, o que deverá fazer para alcançar o enunciado em Ligação.

O significado “contrário”, ou seja, se o número tem por objetivo alertar, corrigir, disciplinar, então busque o significado Carnal.

Já numa análise muito pessoal, cabe buscar os significados Individual, Emocional, Intelectual, Material e de Relacionamento. Estes, porém, só podem ser buscados através do Número Regente e, portanto, vão de 1 a 9 e o 11.

Vamos aos significados dos números? Seguem:
Share by: